top of page
Foto do escritor5' Biotecnologia

A Biotecnologia nas áreas do conhecimento

A biotecnologia usa organismos vivos ou seus derivados, baseada nos processos biomoleculares e celulares, para criar ou modificar produtos com fins específicos, como por exemplo, os alimentos transgênicos. Mas ela é aplicada em inúmeras áreas, como na medicina, na farmácia, na indústria alimentícia, além do meio ambiente.


Contudo, uma vantagem essencial da biotecnologia sobre as outras tecnologias é o fato dela ser baseada na biologia, assim ela pode lidar com a biologia de organismos de forma muito precisa e previsível, resolvendo problemas biológicos ou gerando produtos. 


A Biotecnologia na Medicina


Na medicina, a biotec pode levar à descoberta de novas formas de diagnosticar, tratar e prevenir doenças. Para detectar as doenças e condições de saúde mais rapidamente e com uma maior precisão é possível graças à sensibilidade das novas ferramentas de diagnósticos e técnicas desenvolvidas através da biotecnologia, tais como anticorpos monoclonais, tecnologia de biossensores, tecnologia do chip de DNA, tecnologia do anti-senso.


Há outras aplicações como:

  • Manipulação de animais, como o porco, para utilizar os órgãos em transplantes;

  • Produção de anticorpos em laboratório para pacientes com sistema imunitário deficiente;

  • Terapia gênica para tratamento de doenças como câncer, neurológicas e cardiovasculares, cujos tratamentos convencionais não são eficientes;

  • Pesquisa com células-tronco para fins terapêuticos.


A Biotecnologia na Farmácia


A Biotecnologia tem revolucionado a investigação e o desenvolvimento de novos medicamentos e permite um melhor direcionamento do produto para doenças específicas e grupos de doentes específicos. Os métodos de produção biotecnológica fornecem versões mais seguras de tratamentos existentes em quantidades ilimitadas.


Além disso, a aplicação de ferramentas biotecnológicas no desenvolvimento de vacinas tem provocado mudanças na maneira como pensamos e produzimos esses reagentes tanto para uso em humanos como em animais. 


Contudo, os medicamentos biotecnológicos já representam cerca de 10 a 15% do mercado farmacêutico. Mais de um quinto dos novos medicamentos lançados no mercado mundial a cada ano são derivados da Biotecnologia, número que provavelmente irá aumentar, devido aos avanços científicos.


A Biotecnologia na Indústria alimentícia


Na indústria alimentícia a bioetc é fundamental para a produção de alimentos do cotidiano, pois por meios de processos industriais controláveis e seguros, as substâncias que são essenciais para a produção de pães, queijos, iogurtes e bolos, por exemplo, são sintetizadas com a ajuda de bactérias, leveduras ou  fungos para fabricar esses alimentos usados no seu dia a dia.


Todavia, a evolução da Biotecnologia trouxe consigo outras aplicações, como foi dito pelo Airton Vialta, pesquisador-doutor em microbiologia e conselheiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), “Os microrganismos hoje ajudam a fabricar substâncias para realçar sabor, agregar textura, cor e consistência, e até elevar a quantidade de vitaminas em alimentos”. Além destas aplicações, a indústria alimentícia utiliza os alimentos transgênicos para reduzir o uso de agrotóxicos.


Dessa forma, por meio da biotec é possível criar novas estratégias que podem substituir o uso de agrotóxicos. Uma dessas alternativas é o uso de bioinseticidas, feitos à base de microrganismos ou derivados de plantas geneticamente modificadas (transgênicas).


CincoLinha e a Biotecnologia


A CincoLinha Jr. é uma empresa formada por estudantes que vêm das mais diversas áreas do conhecimentos, incluindo os cursos de Farmácia, Biologia, Biotecnologia e Engenharia Química. Isso nos permite aplicar os princípios biotecnológicos nos nossos serviços levando em consideração a multiplicidade de cada uma dessas áreas, buscando sempre a inovação. Saiba mais!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page